Definir a Base Estrutural do Plano de Vida: Valores, Crenças, Princípios e Missão no papel escolhido para a Visão; definir a Visão, os assuntos que impactam a Visão (Blocos de Atuação); realizar o Autodiagnóstico para cada bloco; definir os projetos; definir o objetivo de cada projeto; montar a Pirâmide do Plano de Vida; fazer os planos de ação para cada projeto; definir os Indicadores de desempenho; estabelecer Metas para os Indicadores.


Executar as ações definidas nos Planos de Ação.


Fazer o acompanhamento periódico do andamento das ações (Follow-up); verificar os resultados obtidos comparando com as Metas estabelecidas para os Indicadores de Desempenho.


Atuando, se necessário, para corrigir, melhorar, mitigar, adaptar os resultados que estão sendo obtidos em relação às Metas estabelecidas; proceder em consequência à revisão do Plano de Vida introduzindo modificações, melhorias, adaptações, reduções, acréscimos para todas as suas fases; preparando-o para o novo Planejamento, quando o novo ciclo será iniciado.


Para cada ciclo do PDCA várias ações transformam-se em novos hábitos em sua rotina diária. Estes novos hábitos tornam-se consolidados.

Você agora entra no ciclo do SDCA, em que o S (Standard) significa uma atitude consolidada em sua vida – um novo padrão. Você irá girar o SDCA introduzindo melhorias contínuas nestas novas atitudes. Com a incorporação dos novos hábitos você está atuando em direção à sua Visão.

Use estes conceitos no planejamento de todas ações na sua vida.

Experimente.