Meus valores, minhas crenças e meus princípios.

Todos nós temos os nossos Valores e as nossas Crenças. Na realidade eles começam a surgir desde a nossa mais tenra idade, quando são transmitidos por nossos pais, irmãos, avós, outros parentes. À medida que vamos crescendo ampliamos as nossas crenças com nossos educadores, colegas, amigos, mídias (rádio, televisão, livros, revistas, jornais, internet...).
A nossa família, cultura, região, religião influenciam nossos Valores e Crenças que acabam por definir nosso comportamento, tanto na rotina diária, como na nossa Visão de futuro.
Valores
Os Valores são conceitos, absorvidos por nós, que através da importância que lhes atribuímos traduzem as preferências de ações e comportamentos na nossa vida. Os Valores são os sentimentos que governam as nossas decisões na rotina diária e no rumo ao nosso futuro.
Exemplos de Valores:
Amizade, amor, bondade, companheirismo, compreensão, cooperação, criatividade, equilíbrio, felicidade, fraternidade, honestidade, integridade, lealdade, otimismo, paz, perseverança, sabedoria, sinceridade, tolerância, verdade.
Crenças
As nossas Crenças constituem um conjunto de convicções pessoais que definem padrões de ações e comportamentos assumidos por nós. São pressupostos subjetivos para considerar algo certo ou verdadeiro, não sendo racionalmente comprovados e que muitas vezes assumimos por fé.
As Crenças funcionam como convicções que alavancam (capacitantes) ou como convicções que retraem (limitantes) os nossos projetos.
Exemplos de Crenças:
O otimismo vence barreiras; Quem tem disciplina ganha tempo; Responsabilidade é sinônimo de compromisso; Honestidade atrai honestidade;...
Princípios
O nosso conjunto de Valores e Crenças definem os Princípios que regem a forma como agimos e reagimos diante das diversas situações que surgem na nossa vida.
Vamos fazer uma breve análise do exemplo abaixo:
“Como o humor gera um agradável ambiente, procuro relacionamentos de amizade com pessoas bem humoradas.” O Valor é “humor”; a Crença é que o “humor gera um agradável ambiente”. O Princípio define o consequente comportamento diante do Valor e da Crença assumidos: “procuro relacionamentos de amizade com pessoas bem humoradas”.
 
shutterstock_46222054 PEQUENA
A nossa Missão é apoiada nos nossos Princípios, nas nossas Crenças e nos nossos Valores. Este conjunto forma a Base Estrutural do nosso Plano de Vida.
A consciência deste conjunto pode ser responsável por reforçar nossa motivação, disciplina, persistência, foco no trabalho, para conseguir alcançar nossa Visão.
A Base Estrutural alicerça o planejamento da nossa Visão.
 
Agora, reflita sobre os seus Valores, Crenças e Princípios.
 
Experimente.

“Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém”.

São Paulo

D’Bernardes Vieira